Recall: Você já conhece este novo recurso do Windows 11?
- Alexandre Pinheiro

- 18 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Em maio/2024 a Microsoft fez uma apresentação mundial com demonstrações das novas funcionalidades do Windows 11. Se tivesse que resumir a apresentação em uma única palavra, seria IA. Sim, a nova versão do Windows vem com diversas melhorias embarcadas baseadas em Inteligência Artificial como já esperado devido à parceria com a OpenAI, empresa criadora do ChatGPT.
A apresentação incluiu uma demonstração do uso de IA em atividades de cocriação no novo aplicativo Paint e conferências de vídeo multilíngue com legendas automáticas no seu idioma nativo. Para mim, o que mais chamou a atenção foi a demonstração da nova funcionalidade chamada "Recall". O que ela faz não é nenhuma novidade no mundo da segurança cibernética e voltarei a falar sobre isso mais à frente, mas a grande novidade é como este recurso pode ajudar os usuários a ganharem produtividade no seu dia a dia.

O que é "Recall"?
Segundo a própria Microsoft: “Recall é uma próxima experiência de visualização exclusiva para computadores Copilot+PC que ajudará você a encontrar e lembrar facilmente as coisas que você viu usando linguagem natural. Para ajudar a fornecer essa memória 'fotográfica', o Windows salva instantâneos da tela periodicamente. Você pode pesquisar rapidamente seus instantâneos para encontrar coisas no computador Copilot+PC. Por exemplo, conteúdo que você viu em aplicativos, sites, imagens e documentos”.
Como ele consegue fazer isso? Simples, guardando uma cópia de sua tela a cada 5 segundos. É uma espécie de “bisbilhoteiro” virtual que tem conhecimento sobre tudo o que você faz no computador e sem os problemas de lapsos de memória que todos nós temos. Com o advento da IA, o novo recurso consegue compreender não apenas literalmente o que está escrito nas telas salvas, mas também todo o contexto e ainda em ordem cronológica.
Riscos Associados à Privacidade
Apesar de seus muitos benefícios, o "Recall" também apresenta riscos, especialmente no que diz respeito à privacidade dos dados. As funcionalidades que permitem uma maior coleta e análise de dados podem, paradoxalmente, abrir as portas para exposições indesejadas. É fácil elencar algumas dessas situações, além da sua própria intimidade do que você navega na Internet, conversa por chats ou e-mails, também há as questões sobre dados críticos como senhas e dados financeiros.
O uso do "Recall" levanta questões sobre a privacidade também em ambientes corporativos onde a confidencialidade é primordial.
Medidas de Segurança
Como medidas para ajudar nas questões associadas aos riscos de utilização do "Recall", a Microsoft assegura que o armazenamento das capturas de tela é apenas local e ainda criptografado. Também informa que os dados não são compartilhados com outros usuários, incluindo aqueles do mesmo computador.
Como a funcionalidade “Recall” pode ser desabilitada, recomenda-se fortemente que isso seja feito antes de acessar aplicativos com informações sensíveis, com dados de saúde, dados sigilosos ou financeiros.
Pré-requisitos para Usar o "Recall"
Para usar a nova funcionalidade “Recall” o computador deve ser compatível com o padrão “Copilot+PC”, com pelo menos 16GB RAM, 8 cores de CPU e 256GB de armazenamento (50GB livres).
O "Recall" na visão da segurança cibernética
O comportamento da funcionalidade “Recall” pode ser visto como similar a uma aplicação maliciosa do tipo Spyware ou um Screenlogger, pois como definição temos: “Spyware é um tipo de malware que registra secretamente informações e rastreia suas atividades” e “Screenlogger é um software capaz de armazenar a posição do mouse e da tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado ou a região onde o ponteiro se encontra. A tela é capturada e salva como uma imagem.” Logicamente não estou dizendo que é uma aplicação maliciosa, apenas fazendo um paralelo sobre o tipo de comportamento similar. A similaridade poderá ser inclusive percebida como uma ação maliciosa por aplicativos de segurança de endpoint mais antigos.
Conclusão
Claramente a funcionalidade "Recall" traz novas possibilidades com ganho de produtividade e será um grande aliado para todos que lidam com informações excessivas no dia a dia. Para o ambiente corporativo, o benefício é facilmente percebido, principalmente porque não há expectativa de privacidade para os colaboradores quando se utilizam dos recursos da empresa para a execução de suas tarefas laborais. Outro benefício é para os pais e responsáveis que precisam monitorar as atividades dos seus filhos e dependentes.
De toda forma, é importante compreender os riscos associados ao uso da nova funcionalidade, especialmente aqueles relacionados à privacidade dos dados.


