Como escolher o ERP certo para sua Organização: Um Guia Prático
- José Albuquerque Pinto Neto

- 5 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
A escolha de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) adequado é uma decisão estratégica que pode impulsionar a eficiência operacional e o crescimento de sua organização. Aqui estão algumas dicas práticas para ajudá-lo a fazer a escolha certa.

1. Questões a serem feitas aos fornecedores de ERP
Cada organização tem necessidades únicas, mas existem considerações universais e perguntas que devem ser feitas aos fornecedores de ERP. Estas incluem:
Custos do sistema: Como o fornecedor cobra pelo produto que queremos agora e para as funcionalidades que precisaremos no futuro? Como são tratadas as atualizações, novos lançamentos e correções de bugs?
Implantação: Qual é o custo esperado para implantação? Como esse custo poderia aumentar quando o projeto estiver em andamento e como podemos evitar o aumento do escopo?
Configurabilidade: O fornecedor entende nossas necessidades específicas e processos e o sistema é flexível o suficiente para apoiá-los? Como as personalizações são tratadas pela equipe de implantação do fornecedor?
Facilidade de uso: Quão fácil é aprender e usar o sistema? Possui uma interface intuitiva que incentivará a ampla adoção?
Cronograma: Quanto tempo levará a implantação e será que interromperá nossas operações? Como foi a implantação de processos semelhantes em outros clientes? Quais recursos serão esperados que nossa empresa forneça para o projeto?
Gerenciamento de projetos: O fornecedor ajudará a criar marcos para o sucesso relevante do nosso negócio e para que todos vejam o progresso do projeto?
Atualizações: Como o fornecedor entrega atualizações e faz novos recursos, e se isso têm um custo extra? As atualizações exigem acompanhamento de especialistas para sua instalação?
Migração de dados: Como o fornecedor importará dados dos sistemas antigos para o novo ERP? O fornecedor tem experiência com a importação de dados de nossos sistemas existentes?
Recursos adicionais: O fornecedor oferece uma variedade de módulos que podemos adicionar quando precisarmos de novas funcionalidades? Existe uma extensa rede de parceiros que oferecem integrações pré-construídas e funcionalidades de nicho? Quão simples é adicionar usuários ou novas funcionalidades?
2. Principais Recursos do ERP
Os sistemas ERP são modulares, para que você possa começar com as principais funcionalidades financeiras e adicionar módulos para outras áreas do negócio conforme necessário. Alguns dos recursos populares incluem:
Contabilidade: Automatize contas a pagar e contas a receber, atualize automaticamente o livro razão e os livros auxiliares com transações conforme elas acontecem.
Planejamento e análise financeira: Preveja vendas futuras, despesas e necessidades de pessoal, base de projetos, melhores e piores resultados.
Gestão de inventário: Acompanhe a movimentação de produtos em toda a cadeia de suprimentos e monitore os níveis atuais de estoque.
Gerenciamento de pedidos: Encaminhe os pedidos para o melhor local de atendimento e rastreie os pedidos desde o recebimento até a entrega.
Automação de serviços profissionais: Monitore o progresso do projeto, gerencie o faturamento e as despesas do projeto.
Fabricação: Crie cronogramas de produção, coordene todos os recursos necessários para cumprir o plano de produção.
CRM: Registre todas as comunicações com clientes e prospects, gerencie leads de vendas e campanhas básicas de marketing.
3. Características de um ERP Moderno
Um ERP moderno é baseado na nuvem, eliminando a necessidade de investir em infraestrutura. Ele conecta perfeitamente pessoas e processos. Escala rapidamente à medida que uma organização se expande e requer novas funcionalidades. Fornece em tempo real dados e análises que são críticos para o processo de decisão estratégico. Suporta as mais recentes tecnologias digitais, como inteligência artificial e análise preditiva.
4. Convencendo os Céticos Internos
Para convencer os céticos internos na sua empresa, destaque pontos problemáticos específicos e como um sistema ERP os resolve. Esquematize os custos totais, incluindo implantação e treinamento. Verifique as referências dos fornecedores para aliviar preocupações e agregar valor.
Espero que este guia prático ajude você a fazer a escolha certa de ERP para sua organização. Lembre-se, a escolha certa de ERP pode ser um catalisador para o crescimento e sucesso de sua organização.


